Orixá EXU

O surgimento do Orixá Exú se dá no início da criação divina, Olorum (Deus) exteriorizando sua vontade, necessita assim de uma energia exteriorizadora que assente todas as demais energias, sendo Orixá Exú a energia que assenta as demais energias, trazendo assim Oxalá (energia divina) e assim por diante os demais Orixás (energias). Desta maneira podemos entender o porquê se diz que Exú está em tudo pois, devido ser a energia base onde está assentada, toda energia divina ele se encontra juntamente com ela em todos os locais. 

Exú é o Orixá da comunicação, da paciência, da ordem, da disciplina e da sexualidade. Com origem africana, Exú é uma das figuras mais populares do Candomblé e da Umbanda.
Também conhecido como Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Akésan, Yangí, Legbá e Ònan.

Ele é considerado o guardião das aldeias, cidades, casas e do Axé, e tem forte domínio sob o sexo, a magia, a união, o poder e o fogo da transformação.

Orixá Exú é a fonte vitalizadora, dando o suporte e sustentação aos trabalhos. Também é esse Orixá que dá vazão às energias negativas de maneira a estabilizar o trabalho que está sendo feito.

Existem apenas dois Orixás presentes em todos os lugares, sendo eles, Orixá Oxalá e Orixá Exú. Orixá Exú na gênese é o vazio que é colocado a criação e Oxalá é a criação que é colocada no vazio, então Orixá Exú é como se fosse o irracional e Oxalá o racional, porém um não existe sem o outro e para existência do racional o Orixá Exú transforma tudo de acordo com a necessidade, por isso se diz que Orixá Exú não é certo nem errado é justo, para manter a ordem universal ele transforma o errado no certo, o certo no errado, o claro no escuro e o escuro no claro, evidenciando o antagonismo universal que precisa de um equilibro, este dado por Orixá Exú.

Na Umbanda a sua nomenclatura é definida como Orixá de esquerda, ou seja, aquele que age tanto na Luz quanto na Sombra.
Os Orixás agem todos na Luz – do lado direito – onde atuam sobre a vida de todos os humanos a partir de suas verdades e leis supremas, cada qual com sua energia e poder natural.
Já Exú é um Orixá que se conecta ao mundo terreno e as características humanas, ele trabalha também o lado esquerdo, podendo agir na Luz e nas Sombras e é por isso que muitas pessoas o considera como "aquele que tem ações ruins". Mas, o que necessitamos compreender aqui é o seguinte: Exú é o único Orixá que entende de perto os sentimentos humanos e tem total sintonia com nossos objetivos. Sendo assim, se a pessoa tem má índole, ele poderá agir ao ser chamado em alguma causa, mas no momento em que ele for cobrado por ter realizado algo errado, sua ira superará qualquer afeição e essa pessoa será punida por aquilo que cometeu.
Desta forma, podemos entender que Exú não é um ser maligno, ao contrário, ele possui um grande amor pelas causas humanas, é fascinado por nosso existir e isso faz com que ele nos enxergue e haja por nós com outros olhos. Quem souber tratá-lo como merece e andar nos bons caminhos sob sua proteção, encontrará somente a felicidade e a força necessária para superar qualquer que seja o desafio.

Os diversos nomes de Exú se dão pelas funções que ele exerce, também chamadas de qualidades. Existem inúmeras ramificações deste Orixá, e cada divindade recebe um nome e também peculiaridades:

Exú Yangui              É o Exu Ancestral, o primeiro da criação. É o início de tudo.
Exú Igbá ketá         É o Exu dono da cabaça.
Exú Okòtò         É o dono da Evolução. O Exú do caracol, o infinito.
Exú Oba Babá Exú O rei e pai de todos os Exús.
Exú Odàrà         O senhor da felicidade ligado a Orinxa’Lá.
Exú Òsíjè Ebó         O mensageiro divino. Transporta oferendas.
Exú Elérù         O senhor do carrego ritual. Carregador de Ebós.
Exú Enú Gbáríjo      A boca coletiva dos Orixás e aquele que traz a prosperidade.
Exú Elegbárà         O senhor do poder da transmutação. Transforma o mal em bem.
Exú Bárà                 O senhor do movimento do corpo humano
Exú L’Onan         O senhor dos caminhos, estradas, ruas, porteiras e etc. do mundo. Abre                                    caminhos. 
Exú Ol’Obé         O senhor da Faca ritualística e dos objetos de corte.
Exú El’Ébo         O senhor das oferendas.
Exú Elepo         É o Exu que recebe o sacrifício do azeite de Dendê.
Exí Iná                     É o Exu associado ao fogo
Exú Oduso         É o vigilante dos oráculos.
Exú Lalu                  É o Exu Urbano, cultuado em grandes cidades.


Sua cor é o preto, justamente por simbolizar o vazio que dá a sustentação. O vermelho pode ser usado também para representar Exu. 
Esses tons apresentam forte associação aos seus elementos: o fogo e a terra. Estas cores também são relacionadas à sua forma de trabalhar, pois o vermelho é a cor irradiadora (que vai oferecer a quem precisa tudo que foi pedido) e a preta é a cor absorvedora (fazendo grandes trabalhos de descarrego e limpeza energética).

O seu dia é segunda-feira, comemora-se no dia 13 de junho e é sincretizado em Santo Antônio. 

Sua saudação é Laroyê Exú! Exú é Mojubá, que significa Exú mensageiro, eu te saúdo!

Para encerrar, tomo emprestada a composição de Aluísio Machado e Beto Sem Braço, interpretada por Zeca Pagodinho, para lhes apresentar Exu, o mais controvertido dos orixás: “Ao me ver, já diz que me conhece, sem saber bem quem eu sou. Conhece mas desconhece meu real interior", ou seja, todo mundo acha que sabe quem é Exu, mas preconceitos e estereótipos não o definem. Voltando a canção, continuemos: “Eu sou verso, sou reverso. Sou partícula do universo. Sou prazer, também sou dor. Eu sou causa, sou efeito. Sou torto, eu sou o que sou".

Jorge Amado escreveu no livro ‘Bahia de Todos os Santos- Guia de ruas e mistérios’:
(trecho…)

Exu come tudo que a boca come, bebe cachaça, é um cavaleiro andante e um menino reinador. Gosta de balbúrdia, senhor dos caminhos, mensageiro dos deuses, correio dos orixás, um capeta. Por isso tudo sincretizaram-no com o diabo: em verdade, ele é apenas um orixá do movimento, amigo de um bafafá, de uma confusão, mas, no fundo, uma excelente pessoa. De certa maneira, é o não onde só existe o sim; o contra em meio do a favor, o intrépido e o invencível”.

***

LAROYÊ EXÚ! EXÚ É MOJUBÁ !!!!!

Imagem: Ubi Maya













Fontes: Carta Capital/ Apostilas do curso Teologia Da Umbanda Sagrada do TUMOCT (Templo de Umbanda Mamãe Oxum e Caboclo Trovão)/ Astrocentro/ IQuilibrio/ 



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